Fortalecimento Institucional e Governança

O protagonismo da FEPOIMT assegurou a participação dos povos indígenas de Mato Grosso na implementação do “Subprograma de Territórios Indígenas do Programa REM Mato Grosso”. Para consolidação desse nosso papel, foi criado o projeto de Fortalecimento Institucional e Governança, apoiado pelo Funbio, em agosto de 2019.

Com esse projeto, foi estabelecido um sistema de governança com a participação de representantes das 7 regionais da FEPOIMT, da Funai (Fundação Nacional do Índio) e do Disei (Distrito Sanitário Especial Indígena), além do Grupo de Coordenação do Programa REM/MT.

Essa governança investiu oficialmente a FEPOIMT da tarefa de desenvolver um projeto de apoio ao processo de participação das organizações indígenas no REM/MT. Os recursos permitiram o fortalecimento institucional da nossa Federação, além da tarefa de facilitação da participação dos indígenas de Mato Grosso no Subprograma. Foram definidos, inicialmente, o foco em dois dos nove temas prioritários aprovados na Assembleia Geral de 2018: (1) governança e (2) fortalecimento institucional.

Para garantir essa consolidação o projeto desenvolveu durante nove meses atividades ordenadas em três objetivos específicos:

• Apoio à mobilização dos representantes indígenas nas reuniões de participação da FEPOIMT e da governança do Subprograma de Territórios Indígenas do Programa REM, garantindo a participação efetiva dos representantes indígenas;

• Produção de informações chave para o pleno acompanhamento do Programa REM/MT pelas populações indígenas;

• Assessoria para a coordenação do REM na adaptação das atividades do subprograma Territórios Indígenas do REM/MT ao contexto da pandemia do Coronavírus.