Plano Emergencial de Enfrentamento ao Coronavírus

A FEPOIMT, enquanto mediadora e defensora dos interesses coletivos inerentes à população indígena, tem a responsabilidade de atuar junto às esferas governamentais e não governamentais na indicação de demandas advindas das comunidades e povos indígenas, nas possíveis resoluções e na construção e implementação de políticas públicas voltadas para a população indígena mato-grossense.

O ano de 2020 trouxe um novo risco para os indígenas em todo o país: a pandemia de COVID-19, provocada pelo coronavírus. A pandemia forçou mudanças de planos em todas as áreas, inclusive na implementação do REM-MT.

Para enfrentar esse problema, nós elaboramos um plano emergencial de enfrentamento, considerando as preocupações com o coronavírus e conforme orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda isolamento/distanciamento social como forma de prevenção de seu contágio.

Desde então, a Federação vem acompanhando as medidas adotadas em relação aos povos indígenas, que são ainda mais vulneráveis à COVID-19. Juntamente com órgãos competentes como os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI/SESAI) e a Fundação Nacional do Índio (FUNAI), foi desenvolvido um plano para obtenção de apoio financeiro para o fortalecimento das ações que visam a prevenção e o enfrentamento, garantindo condições para que todos permaneçam em suas aldeias até que o risco passe.

A FEPOIMT se mobilizou com suas bases e parceiros para arrecadar gêneros alimentícios, kits de higiene, álcool gel, máscaras insumos, ferramentas para roça e pesca, para que os povos indígenas permaneçam nas aldeias. Caso seja necessário ir para a cidade, a FEPOIMT tem orientado seguir algumas recomendações, como o uso de máscara, para a segurança individual e da comunidade.

A proposta da FEPOIMT previu a criação de 50 Unidades de Atendimento Primário Indígena (UAPI) em pontos estratégicos dos territórios, aproveitando estruturas preexistentes que podem incluir alojamentos, escolas ou unidades básicas de saúde, para possibilitar o acolhimento, isolamento e tratamento dos pacientes com quadros leves e moderados de COVID-19.